Administração

Curso

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período:  Noturno

Duração: 4 anos

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo. 

Mercado de trabalho

O campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas elas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e recursos humanos. A crise econômica coloca em evidência o especialista em fusões e aquisições de empresas, garantindo negócios lucrativos, e o analista em crédito e risco. A área de vendas requisita profissionais com capacidade para prospectar novos clientes e apresentar soluções que aumentem as vendas da empresa. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding – práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

Coordenador:

 

 

Professores:

Prof. Ricardo Henrique Chaves Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Piauí (2003). Especialista em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA pela Universidade Federal do Piauí (2009). MESTRE EM CIÊNCIA POLÍTICA (2016), atualmente é doutorando DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – EM REDE em pela Universidade Federal do Piauí e Professor de Economia e Ciência Política em Rede de Ensino Privado e Técnico Administrativo da Universidade Federal do Piauí no cargo de Economista.

Foto

Profa. Dr Francigelda Ribeiro

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (1995), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (2007) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente, atua como professora na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, como Gestora de Cultura e Memória na SEMECT- Caxias-MA, e como professora na Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), faculdade na qual exerceu a função de coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Produção e Divulgação Científica entre 2015 e 2017.Também foi professora formadora do PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica), na modalidade presencial, e professora na Universidade Aberta do Brasil (CEAD – Centro de Educação Aberta e a Distância), ambos ligados à Universidade Federal do Piauí. Autora de dois livros de poesias: Estrada virgem (1997) e Gel em chamas (2008). Coautora do volume Literatura de subversão: três estudos (2008). Também autora do livro Memória e aprendizado, lançado em 2011, pela Editora da UFPI, que traz uma entrevista com o ficcionista e crítico Assis Brasil, cuja obra se tornou objeto de investigação da sua pesquisa de mestrado e de doutorado. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa Fronteiras da Literatura – Linha de pesquisa: Literatura, História e Sociedade (UFPI) e também no grupo de pesquisa Estudos Literários: fundamentos conceituais e história (UFRJ).

 

Prof. Dr Luís de Gonzaga Costa Oliveira

Possui bacharelado, mestrado e doutorado pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana – Roma – Itália (2006). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialista em Ciência Política (2018). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (2021). Diretor Acadêmico da FAI.

Prof. Francisco Portela Morais

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (1989). Especialista em Estatística pela IESF (2015). Especialista em Matemática. Especialista em Física. Atualmente é professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão, professor especialista da Faculdade do Vale do Itapecuru. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Prof. Acylino de Sousa Oliveira Júnior

Graduado em Sistemas de Informação. Pós graduado em Docência do Ensino Superior e Tecnologia Aplicada a Educação. Professor da Faculdade do Vale do ITAPECURU-FAI e SENAC Caxias-MA, Atuando como Coordenador de Área e Suporte do Sistema de Gestão Escolar- PEGE na secretaria municipal de Educação em São João do Sóter. Licenciado em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal do Maranhão- IFMA. Tutor a Distância do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação do IFMA Campus Mangabeiras modalidade EAD (educação à distância).

 

GRADE CURRICULAR

Bloco: 1

CONTABILIDADE GERAL

ELEMENTOS DE MATEMÁTICA

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1

Bloco: 2

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

INSTITUIÇÕES DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

MATEMÁTICA APLICADA

ORGANIZAÇÃO, SISTEMA E MÉTODOS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Bloco: 3

GESTÃO AMBIENTAL

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MICRO E MACROECONOMIA

PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 3

EMPREENDEDORISMO

Bloco: 4

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DIREITO TRIBUTÁRIO

ECONOMIA DE EMPRESAS

ESTATÍSTICA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 4

Bloco: 5

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II

FUNDAMENTOS DO DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO

GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 5

PROJETO INTEGRADOR I

Bloco: 6

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II

ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA

DIREITO EMPRESARIAL

MERCADO DE CAPITAIS E FUTURO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 6

PROJETO INTEGRADOR II

GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Bloco: 7

GESTÃO PÚBLICA

OPTATIVA I

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 7

PROJETO ADMINISTRAÇÃO INTEGRADOR

Bloco: 8 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 8

OPTATIVA II

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ÉTICA PROFISSIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 

PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS 

MARKETING DE ESPECIALIDADES 

INFORMÁTICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS 

TÓPICOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO 

%d blogueiros gostam disto: