Direito

Curso

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Vespertino e Noturno

Duração: 5 anos

 É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Como advogado, defende os interesses do cliente em diversos campos. Como juiz, resolve litígios entre indivíduos ou empresas. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Mercado de trabalho

Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre todas as graduações. O curso é um dos mais procurados e tem um mercado de trabalho sempre receptivo aos graduados. Há inúmeras possibilidades de atuação para o recém-formado, seja em órgãos do setor público ou em empreendimentos da iniciativa privada. Uma das áreas em alta é a de “compliance”, termo em inglês que significa a adequação de um negócio às normas e leis que o regem. Esse advogado resolve conflitos relacionados a políticas internas de empresas e condutas éticas garantindo transparência nos processos da organização. Ele está valorizado por uma tendência verificada mundialmente de preocupação das companhias com esse tema. No Brasil, o aquecimento ocorre também em função de investigações que levaram políticos e executivos de grandes empresas à prisão por envolvimento com a corrupção. Mas é preciso ficar atento. Para ser bem-sucedido, o profissional precisa conhecer bem o ramo de atuação da empresa. Se ele vai atuar na área de compliance de uma indústria petrolífera, por exemplo, deve entender o mercado de petróleo e gás. O profissional da área tributária segue em alta por causa da complexa estrutura de tributos do país. Ele é responsável pelo cumprimento de normas relacionadas à arrecadação de impostos e obrigações tributárias das empresas. Outra demanda crescente é pelo advogado trabalhista que atua na resolução de casos ligados às relações de trabalho. Ele é bastante necessário nas companhias em épocas de crise, quando ocorrem muitas demissões. O momento econômico aumentou a procura pelo profissional da área de recuperação judicial e de crédito para resolver litígios de empresas em fase de recuperação judicial, assim como o advogado da área de fusões e aquisições, para acompanhar a compra de empresas por multinacionais. Outras áreas novas e aquecidas são de direito da tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet, imobiliário, de propriedade intelectual e ambiental. No caso deste último, o mercado dá preferência aos profissionais que somem ao conhecimento da legislação uma visão estratégica e um domínio de técnicas de gestão ambiental. Também tem destaque o direito internacional e societário, bem como a área de mercado de capitais. Na carreira pública, um setor em alta é a defensoria pública, voltada ao atendimento da população carente. As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo federal, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos. O novo Código de Processo Civil cria instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda pelo profissional, que já é grande no setor público, deverá aumentar.

Coordenador:

 

Professores:

Prof. Luiz Eduardo Lima Ribeiro

Graduado em Letras/Literatura (2015) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pós-graduado em LIBRAS(2020) pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL, Mestrando em Letras-PPGEL-UESPI(2022-2023), Tradutor e Interprete de LIBRAS pelos cursos de LIBRAS(2019) de 360 horas promovido pela EducaMundo, Interprete de LIBRAS-básico (2019) de 280 horas promovido pelo Centro Educacional de desenvolvimento profissional (CEDEP) e o Curso presencial de Língua brasileira de Sinais (2014) promovido pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) de Coelho Neto- MA. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente é servidor público efetivo na prefeitura municipal de Caxias-MA, ocupando o cargo de Instrutor de LIBRAS.

 

 

Profa. Me Andressa Mayara Bezerra de Oliveira Lima

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2022). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2020), no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGEL em Estudos Literários. Professora de Direito da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI. Professora de Língua Portuguesa. Professora de Trabalho de Conclusão de Curso e de Metodologia da Pesquisa Científica. É advogada e pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Anhanguera/Uniderp (2016). É graduada no curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Possui graduação em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI (2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado. Possui experiência na Área Processual Trabalhista, Cível, Tributária e Previdenciária. Proficiente em Língua Estrangeira (Espanhol e Inglês) pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

 

Prof. Me Antonio Gonçalves Honorio

Mestre em Direito Internacional Tributário pela UCB e Doutorando pela Unisul-SC. Professor Assistente de Direito da Universidade Estadual do Piaui ? UESPI, da Faculdade do Vale do Itapecuru ? FAI, professor de Pós-Graduação da Faculdade R.sá e Escola Superior de Advocacia do Piauí- ESA.PI. Especialista em Direito Processual. Direito Administrativo e Constitucional e Especialista em Docência Superior. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1996), e graduação em Historia pela Universidade Federal do Piauí (1991) Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Piauí nas Disciplinas Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, Direito Financeiro e Prática de Direito Triibutário. Na Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI , de Caxias- MA, ministra Direito Internacional Público e Privado. Tem experiência profissional em Ciências Políticas, Direito Constitucional, Teoria do Direito e Direito Processual como professor. Advogado Militante em Direito Público com especialização em Direito Processual pela Universidade Estadual do Piauí. Publicou em 2013 o livro: Direito Internacional Tributário. Está concluído para publicação o livro coo o título Constituição e Federação e o livro Direito Internacional e Desenvolvimento. É na atualidade Diretor Executivo da Fundação de Apoio a Universidade Estadual do Piauí – FAUESPI, sócio do escritório Honório Advocacia e Consultoria e Presidente da Associação Educacional do Piauí – ASSEPI.

 

Prof. Antonio Kleysson Araújo Nunes

Advogado Criminalista e Assessor Jurídico Criminal da Defensoria Pública do Maranhão. Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Especialista em Direito Penal e Processo Penal (2020). Com experiência em docência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal e Execução Penal. Graduando em Licenciatura em Filosofia.

Prof. Me Ricardo Henrique Chaves Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Piauí (2003). Especialista em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA pela Universidade Federal do Piauí (2009). MESTRE EM CIÊNCIA POLÍTICA (2016), atualmente é doutorando DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – EM REDE em pela Universidade Federal do Piauí e Professor de Economia e Ciência Política em Rede de Ensino Privado e Técnico Administrativo da Universidade Federal do Piauí no cargo de Economista.

Prof. Dr Luís de Gonzaga Costa Oliveira

Possui bacharelado, mestrado e doutorado pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana – Roma – Itália (2006). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialista em Ciência Política (2018). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (2021). Diretor Acadêmico da FAI. Cursando especialização em Antropologia (2023). Professor e Diretor  Acadêmico da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI e do Instituto Superior de Educação de Caxias – ISEC.

Profa. Andreza Alexandra Soares Sousa

Advogada, Mediadora Judicial, Instrutora de Mediação e Conciliação. Trabalhou como Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Piauiense- FAP Parnaíba no período 2004 a 2006. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade do Vale do Itapecuru- FAI e do 1º CEJUSC de Caxias- MA no período de 2013 a 2017, na Coordenação do do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau- UNINASSAU no período de 2017 a janeiro de 2019. Atualmente é Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade do Vale do Itapecuru- FAI. Professora Universitária desde 2004, tendo atuado em diversas faculdades do Piauí e Maranhão. Possui Especialização em Direito e Processo do Trabalho. Especialização em Direito Eletrônico ( em andamento). Curso de Perito Trabalhista ( em andamento).

Profa. Me Rita de Cássia Barros Assunção

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas. É Mestre em Letras com área de concentração em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Atualmente é professora de língua portuguesa e literaturas da Rede Estadual de Ensino – , professora da Rede Municipal de Ensino, Coordenadora Técnica da Área de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – SEMECT e Professora da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI. É membro do Núcleo de Pesquisa, Produção e Divulgação Científica da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI. Tem experiência na área de Letras e Educação. Pesquisa temas relacionados à identidade negra e Identidade de Gênero.

Foto

Prof. José Antonio Cantuária Monteiro Rosa Filho

Advogado – OAB/PI 13977 EX-Presidente ANACRIM PI 2018/22 Especialista em Ciências Criminais – Escola do Legislativo Wilson Brandão Conselheiro da Associação dos Advogados e Defensores Públicos Criminalistas do Piaui. Ex Coordenador do Curso Futturo Educacional Preparatório OAB; Professor do E3C ONLINE – CONCURSOS – EXAME DE ORDEM Professor de Pós Escola do Legislativo / FAR / FUNDELTA Professor de Pós Graduação ESA-OABPI ; Professor de Pós Instituto Melhorem; Ex -Procurador da Câmara Municipal de Boa Hora do Piauí. CEO do CANTOJURIDICO EAD; Sócio do Escritório Cantuária Filho Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal

Foto

Prof. Márcio e Silva Morais

Bacharel em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI (2009), Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão ? CESD -UEMA (2009), Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. É advogado militante, servidor público da Prefeitura Municipal de Codó – MA e Timbiras/MA, professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão, campus Codó do Curso de Administração e Ciências Contábeis nas disciplinas de Direito Administrativo, Empresarial, Trabalho e Legislação Social, Ciência Política, Planejamento Tributário e professor do curso de Direito da FAI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e advocacia, foi professor do SENAC da disciplina Direito do Consumidor do CEFELMA, Curso de Serviço Social com a disciplina Direito e Legislação Social, atuou na Faculdade Latino Americano de Educação – FLAED, campus Codó nos Cursos de Administração, Pedagogia, História e Ciências Contábeis. Professor do PARFOR do IFMA (2017.1). Professor do curso de Especialização na Faculdade Evangélica do Piauí ?FAEPI. Foi assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia ? SMECTI de Codó/MA. Atualmente é vice presidente da Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil ?OAB/subseção Caxias e assessor jurídico da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Caxias/MA.

Profa. Rafaela Rodrigues Alves Costa de Alencar

Graduada em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru / 2008.2 Pós Graduada em Mediação e Conciliação pela Faculdade Seven/Farme 2021.2 Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Seven/Farme 2021.2 Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Legale 2021.2 Pós Graduada em Advocacia Extrajudicial pela Faculdade Legale 2021.2 Mediadora e Conciliadora formada pelo Tribunal do Estado do Maranhão 2016

Professora Maria Célia

 

%d blogueiros gostam disto: