Enfermagem

Curso

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 5 anos

O curso de Bacharelado em Enfermagem propõe-se à formação de profissionais que busquem ampliar e aplicar seus conhecimentos, estudando e desenvolvendo ações voltadas a um mercado com características fortemente competitivas, sempre compromissados com princípios políticos, filosóficos, científicos e éticos, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O(a) enfermeiro(a) um profissional generalista voltado para a prevenção e promoção da saúde capaz de diagnosticar patologias, desenvolver pesquisa científica, atuar no magistério superior, realizar treinamento e intervenção, de forma a contribuir para a promoção da saúde humana. 

Mercado de trabalho

Área de atuação do profissional de Enfermagem: na gestão; na docência e pesquisa científica; na assistência direta ao paciente em hospitais, clínicas, postos de saúde; empreendedorismo. Desde modo pode atuar integrando equipes multidisciplinares dedicadas à promoção da saúde coletiva, em departamento médico de empresas, clubes esportivos e escolas, e outras atividades e setores da vida social que promovem a saúde da sociedade.

Coordenador:

 

Professores:

Prof. Me Ângelo Abner de Morais Rego

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão – CESC/UEMA (2009-2013); Mestre em Ciências Biológicas (área de concentração Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (2015-2017). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de enfermagem da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI. Atualmente é docente no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN); Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI); Instituto Superior de Educação de Caxias – ISEC e Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação do Maranhão (FATECE), cursos de Odontologia, Enfermagem e Educação Física, lecionando disciplinas de: Biologia Celular, Embriologia, Histologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Farmacologia, Patologia Geral, Bioquímica, Fisiologia, Anatomia, Bioética, dentre outras. Experiência em pré-vestibulares (2008-2014), atuou como docente do ensino fundamental e ensino médio de 2008 – 2014. Trabalhou com Zoologia com ênfase em Entomologia – Heteroptera, atuando principalmente nos seguintes temas: insetos aquáticos/semi-aquáticos, taxonomia. Estuda a taxonomia e classificação de Ephydridae com ênfase nos Hydrelliinae neotropicais (Diptera: Ephydroidea), assim como no estudo de padrões evolutivos das estruturas morfológicas na família.

Foto

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Me Walisson Mickael Alves Rezende

Mestre em Biodiversidade Ambiente e Saúde-PPGBAS/UEMA, onde descreveu seis novas espécies de Cyamops, (Diptera Periscelididae) para ciência. Durante a graduação o mesmo foi bolsista de IC com inventário de borboletas Frugívoras (Lepidoptera, Nymphalidae), PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e PIBITI – (Projeto de Bolsas de Iniciação Tecnológica), onde criou com sua equipe de trabalho uma página web (Wikiborboletas), além de ter vivenciado o projeto Mais Educação Estado do Maranhão, e ter atuado em projetos de extensão universitária com a Coleção Zoológica do Maranhão-CZMA de forma voluntária. Atualmente é voluntário do Laboratório de Estudos de Lepidoptera – LEL na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias e Professpr na Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI.

Profa. Naura Lúcia da Silva Feitosa
Graduada em enfermagem pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Especialista em enfermagem em obstetrícia pelo Instituto Athenas de Educação. Urgência e emergência pela UNIPÓS( Cursando). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, criança e recém nascido. Experiência profissional assistencial em área hospitalar nos setores de urgência e emergência, clínica médica e cirúrgica, saúde da criança e do adolescente, promoção da saúde, educação em saúde. Preceptora no curso técnico de enfermagem e enfermagem bacharelado. Docente nas áreas de ensino técnico em enfermagem no Centro de Educação Profissional Nossa Senhora das Graças. Docente, coordenadora/supervisora de estagio supervisionado no curso de enfermagem bacharelado no (UNIFACEMA). Atualmente enfermeira coordenadora do núcleo de segurança do paciente no Complexo Hospitalar Gentil Filho.


Profa. Raissa Gonçalves Pereira
Bacharel em Enfermagem; Pós-graduada em urgência e emergência e atendimento pré-hospitalar. Pós-graduada em docência do ensino superior, MBA em gestão de saúde publica em andamento.


Prof. Me Filipe Bezerra Costa

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO com início (2009)e termino (2014). Mestre pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, pelo programa de Pós Graduação Biodiversidade Ambiente e Saúde-PPGBAS. Especialização em Gestão interdisciplinar em meio ambiente. Tem experiência na área de professor de educação ambiental, foi bolsista voluntário por quatro anos do laboratório de Biologia vegetal, com levantamentos florísticos Briofíticos. Foi bolsista voluntário do laboratório de Matérias e Divulgação Científica, com a escrita de uma peça teatral: “Movimento Browniano” no ano de 2013. Tem experiência como professor, como coordenador pedagógico e coordenador ambiental. Participou da construção do documento curricular do território da cidade do São João do Sóter.

MATRIZ CURRICULAR

 Bloco 1

ESTUDOS SOCIO ANTROPÓLOGICOS

BIOLOGIA CELULAR.

ANATOMIA BÁSICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

BIOESTATÍSTICA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

 Bloco 2

BIOQUÍMICA

MICROBIOLOGIA

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM

FISIOLOGIA HUMANA

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

GENÉTICA HUMANA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

IMUNOLOGIA

 Bloco 3

PATOLOGIA GERAL

FARMACOLOGIA

EPIDEMIOLOGIA

PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

PARASITOLOGIA HUMANA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

 Bloco 4

SAÚDE COLETIVA

PESQUISA E INTERVENÇÃO EM ENFERMAGEM

SEMIOLOGIA NA ENFERMAGEM

BASE TÉCNICA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

TEORIAS DE ENFERMAGEM

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

 Bloco 5

 ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE

ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DA MULHER I

SAÚDE AMBIENTAL

ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES V

 Bloco 6

ENFERMAGEM EM INFECTOLOGIA

ENFERMAGEM NA SAÚDE DO TRABALHADOR

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

ATENÇÃO INTEGRAL Á SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II

ATENÇÃ ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI O INTEGRAL Á SAÚDE DA MULHER II

 Bloco 7

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA APS

ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO ADULTO I

PREV. E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS Á SAÚDE

ENF. NA ATENÇÃO AO CLIENTE CRÍTICO

ENFERMAGEM NAS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII

 Bloco 8

ATIVIDADES COMPLEMENTARES VIII

ENFERMAGEM EM PERIOPERATÓRIO

GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALAR

ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA

EXAMES COMPLEMENTARES E BASES DIAGNÓSTICAS

DISCIPLINA OPTATIVA

ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DO ADULTO II

 Bloco 9

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

ATIVIDADE COMPLEMENTARES IX

 Bloco 10

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

LIBRAS

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

INFORMÁTICA EM SAÚDE

 

 

%d blogueiros gostam disto: