Ciências Contábeis

Curso

Formação: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Período: Vespertino ou Noturno

Duração: 4 anos

 É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Mercado de trabalho

Desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, o mercado para esse bacharel tem se mantido aquecido. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público. O mercado valoriza profissionais com visão gerencial e capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. O domínio do inglês é um diferencial. Há vagas em todo o país.

Coordenador:

Prof. Júlio César de Oliveira Costa

Contador pela Universidade Federal Fluminense sob registro CRCRJ 125.912/O-5. Avaliador de Imóveis registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI 38.536. Expert em Regularização de Imóveis. Cientista de Dados e Consultor Imobiliário registrado pelo CRECI DF 26.542. Perito Judicial pelo COFECI – CRECI e devidamente registrado no TJDFT, TJMA e TRF1. MBA em Cálculos Judicias e Cálculos Atuariais. Membro da ANPPD – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. Tenho 17 anos de experiência nas áreas Administrativa, Financeira, Fiscal e Contábil, passando por diversos setores e atividades. Excel Avançado, Power BI, Mapeamento de Processos (Visio), Balanced Scorecard (BSC), Diagrama de Gantt e Ishikawa Matriz GUT, PDCA, 5W2H, Canvas. Gestão do Fluxo de Caixa, Risco e Retorno, Decisões Financeiras de Curto e Longo Prazo, Orçamento de Capital, Assessoramento na Análise de Diagnósticos de empresas, Recuperação e Reestruturação, assim como de valorização e implementação de Plano Estratégico. Entre 2019 e 2020 trabalhei no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – como Analista na Divisão de Planejamento de Compras Nacional e na Divisão de Prestação de Contas. Trabalhei como Gerente de Administração e na Assessoria de Orçamento e Finanças no GDF (Administração Regional), assim como, Executor de Contratos de Telefonia Móvel, Frotas e Combustíveis. Já trabalhei na Comissão Especial para o reequilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos da Ferrovia Norte-Sul. Levantamento de Créditos de ISS e na Análise de BDI dos Contratos das Ferrovias sob a Gestão da Valec. Criação de modelo matemático em planilha avançada para conferência das propostas de composição das porcentagens para Benefícios e Despesas Indiretas em consonância com o SICRO II.

Professores:

Prof. Ricardo Henrique Chaves Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Piauí (2003). Especialista em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA pela Universidade Federal do Piauí (2009). MESTRE EM CIÊNCIA POLÍTICA (2016), atualmente é doutorando DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE – EM REDE em pela Universidade Federal do Piauí e Professor de Economia e Ciência Política em Rede de Ensino Privado e Técnico Administrativo da Universidade Federal do Piauí no cargo de Economista.

 

Prof. Dr Luís de Gonzaga Costa Oliveira

Possui bacharelado, mestrado e doutorado pela Pontificia Studiorum Universitas Salesiana – Roma – Itália (2006). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Dogmática. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Especialista em Ciência Política (2018). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (2021). Diretor Acadêmico da FAI.

Prof. Francisco Portela Morais

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (1989). Especialista em Estatística pela IESF (2015). Especialista em Matemática. Especialista em Física. Atualmente é professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão, professor especialista da Faculdade do Vale do Itapecuru. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

 

MATRIZ CURRICULAR

 

Primeiro Semestre

LÍNGUA PORTUGUESA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

INFORMÁTICA APLICADA A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE I

SOCIOLOGIA APLICADA A CONTABILIDADE

 

Segundo Semestre

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

MATEMÁTICA BÁSICA

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE II

EMPREENDEDORISMO

FILOSOFIA APLICADA A CONTABILIDADE

 

Terceiro Semestre

ECONOMIA DE EMPRESAS

CONTABILIDADE DE CUSTOS

DIREITO E LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTATÍSTICA APLICADA A CONTABILIDADE

MATEMÁTICA FINANCEIRA

 

Quarto Semestre

ANÁLISE DE CUSTOS

DIREITO EMPRESARIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA

CONTABILIDADE COMERCIAL

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

 

Quinto Semestre

TEORIA DA CONTABILIDADE

CONTABILIDADE AMBIENTAL

CONTABILIDADE AVANÇADA

PSICOLOGIA APLICADA A CONTABILIDADE

DIREITO SOCIAL E TRABALHISTA

AUDITORIA CONTÁBIL

 

Sexto Semestre

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

FINANÇAS PÚBLICAS

MERCADO DE CAPITAIS

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

PERÍCIA CONTÁBIL E ARBITRAGEM

 

Sétimo Semestre

CONTABILIDADE ATUARIAL

OPTATIVA I

PRÁTICA DE LABORATÓRIO CONTÁBIL – FISCAL – PESSOAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TCC I

CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

 

Oitavo Semestre

ÉTICA GERAL E NORMAS PROFISSIONAIS

TCC II

PRÁTICA DE LABORATÓRIO CONTÁBIL – PÚBLICA

OPTATIVA II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

CONTROLADORIA

CULTURA DIVERSIDADE E AFRICANIDADE NO BRASIL

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

Optativas

CONTABILIDADE APLICADA AS ENTIDADES DE INTERESSE SOCIAL

CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO

ECONOMIA INTERNACIONAL

LIBRAS-LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

%d blogueiros gostam disto: