Núcleo de Prática Jurídica

A Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI no intuito de oferecer à melhor estrutura aos seus alunos e fomentar a Educação de Nível Superior inaugura o seu Núcleo de Prática Jurídica para os alunos do curso de Direito. Onde as instalações, com ótimas condições, atende, perfeitamente, o objetivo de proporcionar uma formação técnica dos acadêmicos de Direito, oferecendo-lhes vivência e prática aos futuros operadores do Direito.


Sua estrutura abrange o Escritório Judicial, O Júri Simulado, Núcleo de Mediação , Conciliação e Arbitragem e o Juizado Especial Cível e Criminal –  Anexo, de Caxias.

ESCRITÓRIO JUDICIAL – está dividido em ESCRITÓRIO DE ASSESSORIA JURÍDICA e ESCRITÓRIO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA, onde todos os alunos da FAI do curso de Direito passarão pelo estágio supervisionado, que ocorrerá de forma progressiva no decorrer dos 02(dois) últimos anos do curso. Nele os estagiários vivenciarão a prática de um escritório de advocacia, farão atendimento ao público prestando informações e assessoramento, fornecerão assistência judiciária gratuita as pessoas de baixa renda, conforme a Lei, produzindo as peças judiciais, ajuizando as ações e as acompanhando até o encerramento da lide, tudo supervisionado pelo Coordenador do NPJ e pelos Professores Orientadores. Dessa forma, os alunos de Direito da FAI ao se tornarem Bacharéis estarão aptos a enfrentar o mercado de trabalho de forma competitiva.

JÚRI SIMULADO – aqui alunos e professores do curso se interagem,buscando vivenciar toda a situação de um verdadeiro julgamento, há uma participação de todos os alunos do curso de direito, bem como de convidados especiais pra orientarem e assistirem o trabalho realizado pelos alunos.

NÚCLEO DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM – O núcleo de Mediação, Conciliação e Arbitragem (NMCA), é subordinado ao Núcleo de Prática Jurídica,  e é formado por um Coordenador (professor Orientador do Escritório Judicial), um monitor, e alunos do NPJ-FAI, previamente selecionados. As atividades do núcleo serão: a) Mediação como forma de prevenir situações de litígio; b) Conciliação e arbitragem nas áreas dos direitos disponíveis.

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL – ANEXO – junto do Escritório Judicial funcionará a partir da inauguração do Juizado Especial Cível e Criminal – Anexo da Cidade, onde os alunos do Curso de Direito, terão a oportunidade de estagiarem, vivenciando o dia a dia de um Secretaria Judicial,  desempenharão o atendimento prévio do Juizado, redigindo as petições, segundo os moldes do Judiciário, para as demandas com a valor da causa até 20 salários mínimos.


Assim, beneficiar-se-á não só os alunos de Direito da FAI, mas também toda a população carente do Município de Caxias, que terá o Núcleo de Prática Jurídica como um porto na busca por seus direitos, constitucionalmente assegurados e protegidos.

%d blogueiros gostam disto: